Imagem capa - Que roupa usar em um ensaio fotográfico? por Leôncio Costa Fotografias

Que roupa usar em um ensaio fotográfico?


Eis aqui a duvida de todos quando o assunto é a roupa a ser usada no seu ensaio fotográfico, e eu venho aqui hoje te dizer que NÃO, não é tão difícil.

 Já deu uma animada né?

 Bom, nosso melhor fotógrafo, tem algumas dicas importantes para você não errar na hora de escolher suas roupas, afinal estamos querendo o melhor para o seu book fotográfico.

Então vamos  as dicas do Leôncio Costa;


1 - Esteja familiarizado com o local escolhido para as fotos.


 De preferência, seja um lugar que você já sabe como é, sendo assim é só encaixar a roupa com o local.

É de suma importância esse conhecimento, pois o "achar" que sabe como é o local pode te trazer surpresas indesejáveis e isso acabar afetando o resultado final  das fotos. Dê preferência a locais que você já conheça, ou fique atento as dicas do fotógrafo se ele já conhecer o local. 


"Mas minha amiga foi lá e disse que é lindo para as fotos"


 Lembre-se que o olhar do profissional é diferente, ele observa detalhes e elementos que o cliente não observa, então as dicas dele podem valer muito para ajudar na sua escolha.










2 - Local x roupas.


 Para fotos em lugares de cores vivas, como por exemplo a natureza. Roupas com cores leves ou pastéis, como Branco, beje e jeans claro valorizam e muito o momento da fotografia.  


 A palavra chave aqui é harmonia, nada alem de uma foto em perfeita sintonia entre a natureza e você. As cores claras vão valorizar o céu azul, a vegetação verdinha e vai te deixar em destaque nas fotos. Levando em consideração também que é leve aos olhos, então a chace de ficar bonito é muito maior.


 Ah, só uma dica, usar preto em fotos externas em lugares como parques, cachoeiras e etc desvaloriza muito a fotografia, prejudicando na qualidade visual do ensaio. Locais escuros necessitam de roupas claras, e locais claros pedem uma roupa mais escura. Sempre tendo equilíbrio e harmonia entre as cores. Evite coloridão em locais que já tem muita cor, pois pode bagunçar sua mente e te dar uma sensação de ter algo errado ao ver as fotos.








3 - Respeite seu estilo.


É importante você manter o seu estilo pessoal de se vestir, se você é por exemplo uma mulher que não gosta de usar shorts, não vai ser na hora da montagem do seu book que você vai usar, e o motivo é muito simples, você não vai se identificar na foto ao se ver, o que pode te trazer muita frustração posteriormente.


Então seja nada alem do que VOCÊ MESMA, é perfeito assim.


 Mas não se engane, roupas como uniforme de futebol por exemplo, não são sua identidade, é um gosto pessoal. E se o seu ensaio é de casal, as roupas tem que retratar o casal, e não o gosto pessoal de só um deles. A não ser que vocês tenham se conhecido no estádio de futebol e isso tenha a ver com a história do casal. Este exemplo também serve para grupos de igreja, grupos de motociclistas, e qualquer outro tipo de grupo ou evento que tenha juntado o casal e que faça parte da história deles.









4 - O que devo calçar ?


Parece bobo, eu sei, mas imagine que você esta indo ao local escolhido para o ensaio apenas como um passeio.


Você costuma ir em cachoeira de salto? Ou a praia de sapato social? - Claro que não!

Então vá com calçados confortáveis e propícios a situação, em alguns casos como foto em praia o ideal é você em natura, ou seja descalço.

Dessa maneira seu book fotográfico será harmonioso.


 Os ensaios pré casamento, tendem a ser mais descontraídos. Dependendo do estilo do casal, pode ser que o fotógrafo peça para que o noivo carregue a noiva, que eles corram, que eles pulem, que se deitem. Então seu calçado tem que ser confortável e apto para todas as situações.










5 -  Acessórios para o ensaio.


 Dê preferência para itens não muito chamativos, pois caso isso ocorra a atenção estará voltada toda para o seu acessório e não para você que é o foco. Anéis, pulseiras e colares são muito bem vindos! Apenas se atente para o local e a roupa que vocês está! O menos em fotografia é sempre mais.


 A tiara de Flores esta super em alta, nesse ponto vale abusar um pouquinho das cores, se você esta de branco, aposte em cores vibrantes como amarelo, azul e vermelho, e você vai arrasar. Mas não se esqueça, isso tem que estar em harmônia com o local, então se atente as cores da locação para que esteja tudo dentro dos padrões.


 Aos homens de plantão, pensamos em vocês também, relógios são bem vindos, desde que ele não seja mais chamativo que você. Colares discretos, pulseiras são sempre bonitos quando não chamam a atenção. 










6 - Roupas curtas ou abertas


Nesse ponto, temos que pensar em que tipo de fotos você quer e quais poses favorecem.

Se você vai ha um lugar que venta demais a saia rodada não será bem vinda, a não ser que você queira ser mais ousada.

Lugares como o topo do mundo, serras e montes não combinam com roupas curtas e leves, pois ventam muito.


Mais uma vez, estar familiarizado com o local é a chave do sucesso, não se esqueça.


Em primeiro lugar está sempre o seu conforto, esteja confortável para fazer seu book fotográfico, imagina só sair em todas as fotos segurando a saia para que ela não levante? Arrumando o decote para que nada pareça vulgar? Bem chato né?
Isso pode ser facilmente evitado se você escolher com calma as roupas.








6 - Quantidade de Roupas


O ensaio fotográfico não é desfile de moda, então vale lembrar que quantidade não quer dizer qualidade. Recomendamos sempre 2 looks diferentes.
 Alguns locais não oferecem estrutura para trocas de roupa, sem banheiro e privacidade.

 Serras como o topo do mundo por exemplo, nem árvores para trocar de roupa atrás delas tem. Venta muito e não adianta levar lençol para se enrolar.
A ideia é que tenha poucas trocas e que pense na facilidade das roupas para este momento.

Outro agravante na quantidade exagerada das trocas de roupas é o clima do ensaio. Alguns casais demoram um pouco para se soltarem, e quando estão no auge do ensaio, precisam quebrar todo aquele clima bom por estarem preocupados em usarem todas as roupas que levaram.

Locais grandes, como parques, serras, praias por exemplo. precisam que levem de uma vez todas as roupas, e aí tem toda a preocupação em carregar, não amarrotar, ter onde deixar. E estes pequenos detalhes podem te tirar a atenção do ensaio, e fazer com que aquele momento que seria de descontração, vire preocupação. Então invista em qualidade das roupas, e esqueça quantidade.







Então é isso galera, essas são algumas dicas para você conseguir montar seu melhor look para o momento mágico que é a fotografia.


Eu esqueci de colocar alguma dica? Me diz aí nos comentários, vamos interagir !


Obrigada pela leitura e um ótimo ensaio pra você!


Leôncio Costa é:
Fotógrafo de casamento em BH Belo Horizonte  
Fotógrafo de casamento em Betim
Fotógrafo de casamento em Contagem

roupas para ensaio fotografico feminino
o que usar em ensaio fotografico
roupas para ensaio fotografico externo

roupas para ensaio fotografico familia
roupas para book fotografico feminino
roupas para ensaio fotografico debutante
roupas para ensaio fotografico infantil
aluguel de vestido de noiva para ensaio fotografico
looks para ensaio fotografico masculino
roupas para book fotografico feminino
looks para book ao ar livre
roupas para ensaio fotografico feminino

qual a roupa ideal para fazer um book
roupas para fotos externas


Haa, deixe seu like e compartilhe com seus amigos.


por: Taynara Cardoso.