Imagem capa - Como não se perder na preparação da festa do seu Casamento por Leôncio Costa Fotografias

Como não se perder na preparação da festa do seu Casamento

Mesa com cadeiras registrada pelo Fotografo de casamentos em ibritee BH| Belo Horizonte - MG


Ei noiva! você faz a linha do " Se for para casar sem festa eu nem caso!" ou " se não for para fazer uma festa de arromba eu nem faço!" ?


Mas também não sabe por onde começar ou já esta completamente perdida no meio do processo?


Calma, não se desespere!


Sente-se confortavelmente em seu sofá, abra uma coca cola ou para as mais fits beba um suco de laranja sem açúcar e venha aprender com a gente, como não se perder na preparação de sua festa de casamento!


 É curioso como ao escutarmos a palavra CASAMENTO, já logo associamos com GASTOS.

E os noivos bem sabem como se gasta para ter um casamento dos sonhos. A palavra de ordem aqui é Planejamento Financeiro.

 Sem ele é muito difícil fazer todo esse preparativo de maneira mais tranquila.

Hoje em dia há lugares que oferecem o serviço desde o casamento até a pós festa com a facilidade do pagamento parcelado, como um pacote.

Ha aqueles noivos que preferem pagar do que guardar dinheiro, considerando mais fácil todo o processo.

Mas há também aqueles que se programaram, juntaram dinheiro e ja estão aptos a escolher o que querem, mas é aí que está, O QUE VOCÊS QUEREM?

Bom vamos La, aqui é muito importante saber dos seus direitos, sim.. essa é a dica numero 1:


1 - Saiba dos seus direitos!


Tenha em mãos o código do consumidor! Esse pode ser um grande aliado para os noivos em caso de atrasos no fornecimento  e problemas com prestadores de serviços.

Para facilitar, aqui está o site, é só clicar aqui! 


2 -  Pesquise sites de casamentos.


Sim, esse é um valioso aliado na hora de escolher tudo sobre o casamento, nós aqui do blog do fotógrafo de casamento em BH Leôncio Costa já publicamos várias dicas sobre tudo relacionado ao casamento, veja aqui alguns dos nossos trabalhos e se atualize!


3 -  Calcule os gastos!


 Para calcular gastos, saber quanto de Buffet, convite , bebidas e varias outras coisas, você tem que saber quantas pessoas irá convidar, então sem preguiça e com a memória boa, faça sua lista de convidados, incluindo esposas, maridos, filhos, namorados e etc; assim não faltará e não terá surpresas!



 A lista pode começar pelas pessoas mais próximas e depois seguir pelos parentes mais distantes, amigos dos pais e colegas de trabalho. O cálculo do número de convidados deve considerar que 10% a 20% dos convidados não vão ao casamento, em média, segundo a Proteste.


4 - Faça um cronograma.


 Como os gastos envolvidos no casamento são altos, planejar a festa com antecedência é fundamental. Com mais tempo, o casal consegue pechinchar melhor e evitar reajustes de preços.

Na cartilha da Proteste, há uma sugestão de cronograma bem detalhada, com o que deve ser definido em cada mês. Veja na tabela a seguir os principais pontos do cronograma.



Prazo de antecedência                                                     pendencias

 

18 meses      Definição do orçamento, da lista de convidados, data do casamento e início da pesquisa de fornecedores.


17 meses      Escolha dos locais da cerimônia e da festa.


15 meses      Definição do fotógrafo e cinegrafista.


12 meses      Escolha do bufê, do DJ e reservas de datas com maquiador e cabeleireiro.


9 meses         Definição dos decoradores, bandas e início das pesquisas de vestidos.


8 meses         Escolha da decoração.


7 meses         Contratação do serviço de bar.


6 meses         Convite de padrinhos, daminhas e fechamento da lua de mel.


5 meses         Escolha dos bolos, doces e bem-casados.


4 meses         Escolha dos convites, do carro da noiva, de eventuais lembrancinhas e das bebidas da festa que não são oferecidas no bufê.


3 meses         Escolher o buquê e as lapelas, grinalda, véu e todos acessórios da noiva; providenciar os documentos para o casamento civil; definir a roupa do noivo, dos padrinhos, das damas e dos pajens; e lançar o site do casamento.


2 meses         Entrega dos convites, degustação do cardápio da festa e contratação dos seguranças da festa.


1 mês Realização da reunião final com o decorador e o DJ; gravação dos nomes nas alianças e finalização da entrega dos convites.


15 dias           Prova do cabelo e maquiagem; fazer uma checklist do que já foi pago e do que ainda falta pagar; reunir os contatos dos fornecedores e entregar para o cerimonial.


Na semana   Reunião final com o cerimonial; fazer o ensaio da cerimônia; arrumar a mala da lua de mel; pegar o vestido de noiva e os acessórios; e fazer procedimentos de beleza.


5 -  Atenção ao contratar o buffet e o espaço da festa:




 Ao escolher o bufê e o local da festa é  muito importante ter aquele cuidado e atenção extra sobre  o que está incluído no preço. Por exemplo, se as bebidas fazem parte do bufê e se a decoração é paga junto com o aluguel do espaço.

Algumas empresas cobram por utensílios quebrados pós festa, com preços altíssimos, verifique se no contrato está essa modalidade se estiver : FUJA DELE!

Faça uma pesquisa com diversos bufês, analisando promoções, número de funcionários que estarão disponíveis e as formas de pagamento. Outra dica para economizar é não colocar tantas opções de pratos, para reduzir desperdícios que não é legal né?

Antes de fechar o contrato, peça informações a pessoas que já utilizaram os serviços e consultar o cadastro de fornecedores do PROCON e também no reclame aqui, para saber se há registros de reclamações contra a empresa.

Se a empresa descumprir o que foi combinado, o consumidor pode pedir reembolsos dos gastos e eventuais indenizações, conforme o artigo 20 do Código  de Defesa do Consumidor.

Temos aqui no nosso site, algumas sugestões de lugares para fazer sua festa de casamento em BH e região, mas como já estamos aqui vou te falar de três deles :


1 - Belo Horizonte - Buffet Catharina


Localizado na Avenida Raja Gabaglia, o espaço conta com dois salões de festas: o Nobre e o Versailles e suporta 800 pessoas. A casa dispõe ainda de gerador, estacionamento, fornos combinados, ar condicionado, palco e Buffet próprio. Desde 2000, o Buffet do espaço possui a Certificação ISO 9001:2008 http://www.buffetcatharina.com.br/


2 - Nova Lima - Domus XX


Com espaços moduláveis, o Domus XX tem capacidade para receber desde eventos de menor porte, com 200 pessoas, até maiores, com 1.200 pessoas sentadas ou até 2 mil pessoas em pé. A casa também está localizada em Nova Lima e dispõe de gerador, área iluminada e murada para estacionamento, ar condicionado, fiscais de toilet, eletricista de plantão e todo o material de toilet com reposição durante a festa.

http://www.domusxx.com.br/


3 -  Belo Horizonte - A Casa Bernardi


Está localizada na região centro-sul de BH, no bairro Cidade Jardim. O local possui três ambientes diferentes para realizar festas: o Espaço Casa, o Espaço Gourmet e o Espaço Tenda, além de outros espaços abertos arejados e um amplo jardim. O local tem capacidade para receber de 100 até 400 convidados – no caso de casamentos.

https://www.casamentos.com.br/casa-para-casamento/casa-bernardi--e87533


6 - Tenha uma equipe que te coordene na festa!





 Os noivos no geral não tem tempo e nem disposição para resolver situações que possam surgir durante o casamento e festa.

É de suma importância ter alguém que facilite a sua vida!

Contrate um gerenciador de festas, geralmente esse serviço vem incluso no cerimonial, se não tiver, exija um !


 Com essas dicas ai, facilitamos muito sua vida não?


 Bom, espero ter te ajudado a sair um pouco do sufoco, mas te garanto, valerá a pena!

Obrigada pela leitura de sempre!

Curta e compartilhe com seus amigos, assim conseguiremos alcançar mais pessoas!



Por: Taynara Cardoso


Leôncio Costa é fotógrafo de casamento em Belo Horizonte

Leôncio Costa é fotógrafo de casamento em BH

Leôncio Costa é fotógrafo de casamento em Ibirité

Leôncio Costa é fotógrafo de casamento em Sarzedo