Imagem capa - O que é um cenote? por Leôncio Costa Fotografias

O que é um cenote?

O que é um cenote?




 Cenotes são conexões entre a superfície e áreas alagadas subterrâneas. Enquanto os cenotes mais conhecidos são grandes piscinas medindo cerca de 10 metros de diâmetro, como as existentes em Chichén Itzá, o maior número de cenotes são pequenos locais abrigados e não necessariamente tem qualquer água de superfície exposta. O termo cenote também é empregado para descrever formações parecidas conhecidas como carste presentes em outros países como Cuba ou Austrália. A estrutura da cavidade pode ser fechada, como uma caverna, ou aberta, como uma lagoa.




 As águas dos cenotes geralmente são límpidas, porque esta provem de filtragem de água de chuva lentamente através do solo e, portanto, contém poucas partículas suspensas. A taxa de fluxo das água subterrânea dentro de um cenote podem ser muito lentas. Em diversos casos, cenotes são áreas onde se(c)ções do teto das cavernas cederam, revelando um sistema de cavernas subjacente e as taxas de fluxo podem ser muito mais rápidas, cerca de 10 km (6,21 mi) por dia. Cenotes ao redor do mundo atraem exploradores de cavernas, que documentaram extensos sistemas de cavernas inundadas através deles, alguns dos quais com cerca de 100 km (62,1 mi) de extensão ou mais.



 Para conhecer um cenote nada melhor que realizar o mergulho numa caverna e em suas águas azuis, realizando a experiência de estar literalmente envolto por este espetáculo da natureza. E um dos locais do mundo onde é possível ter este privilégio, onde os cenotes multiplicam-se, é o México. Os cenotes fazem parte da cultura ancestral do país, já que, para o antigo povo maia, eram considerados verdadeiros portais para outros mundos. A palavra “cenote” vem justamente do maia “Dzonot”, que significa poço ou buraco. muito legal né?



 Acredite, embora seja mais conhecido por suas famosas praias como Cancún, Tulum e Playa del Carmen, o estado mexicano de Quintana Roo também é a casa dos cenotes considerados como os mais bonitos do mundo. Na região, existe uma condição geológica peculiar, que favorece a existência de verdadeiras artérias de água doce sob uma extensa área rochosa, criando uma malha de cavernas tão grande que ainda não foi completamente mapeada.




 Nós fomos ao México conhecer o Cenote Azul, um dos mais famosos por lá, e acredite, voltamos apaixonados, é muuuuuuito lindo!
 O texto com a explicação sobre os cenotes foi retirado do Wikipedia.
 Conheça o Leôncio Costa, fotógrafo de casamento em Belo Horizonte BH e também fotógrafo de viagens pelo mundo.



     Leôncio Costa no Cenote Azul em Cancún - México



E nós Fotografamos um casal em lua de mel em um Cenote, quer ver como foi? É só clicar aqui!
Veja como foi o casamento deles, Clique Aqui!
Clique aqui para ver também o lindo ensaio fotográfico deles em Cancún 

E para finalizar, gostaríamos de dizer que aqui em Minas Gerais também temos lindos lugares para visitar e fotografar, então conheça nossa matéria de lugares para ensaios fotográficos em Belo Horizonte e região clicando aqui.

Obrigado pela visita,
Leôncio Costa